A tecnologia esta cada vez mais presente na vida dos estudantes, muitos recorrem à busca na internet para realizarem a maioria dos trabalhos. Pois ela é uma fonte inesgotável de informação, a praticidade em copiar e colar informações pode ser um dos motivos pelo qual alguns alunos a utilizam. Como a maioria dos alunos não aprendeu como usar a internet com os educadores é importante que algumas orientações sejam dadas aos educandos para que aprendam encontrar informações e construir conhecimento utilizando a rede mundial. Para ajudá-los a usarem corretamente a busca é importante que estes compreendam que a busca exige prática de leitura, que é necessário aprender a escolher os sites, saber selecionar informações confiáveis e compreender o peso das imagens no processo.
Alguns comportamentos são observados em alunos que usam a rede mundial como fonte de pesquisa. Quando a preocupação é apenas em fazer o trabalho o aluno digita em um site de busca (Google, Yahoo) palavras ou frases abre o primeiro site que trata do tema e copia. Quando tem consciência da necessidade de aprender o aluno lê as informações, faz comparações entre sites, procura ter certeza se o que encontrou é o que realmente estava procurando, daí à necessidade de conhecimento prévio dos assuntos a serem pesquisados. Percebe-se que a pesquisa na internet é um processo complexo que requer o auxílio constante do professor, pois, o site de busca não é capaz de interpretar nada apenas traz os resultados mais acessados. Há uma diferença entre perguntar ao professor e a uma máquina e isso deve estar claro para o aluno, para que compreenda que ele precisa ler selecionar e classificar as informações. No próximo post farei um texto com algumas regras de otimização da pesquisa. Saiba mais sobre o assunto no endereço, click em material de apoio, livro de filosofia e em textos de capacitação.
Alguns comportamentos são observados em alunos que usam a rede mundial como fonte de pesquisa. Quando a preocupação é apenas em fazer o trabalho o aluno digita em um site de busca (Google, Yahoo) palavras ou frases abre o primeiro site que trata do tema e copia. Quando tem consciência da necessidade de aprender o aluno lê as informações, faz comparações entre sites, procura ter certeza se o que encontrou é o que realmente estava procurando, daí à necessidade de conhecimento prévio dos assuntos a serem pesquisados. Percebe-se que a pesquisa na internet é um processo complexo que requer o auxílio constante do professor, pois, o site de busca não é capaz de interpretar nada apenas traz os resultados mais acessados. Há uma diferença entre perguntar ao professor e a uma máquina e isso deve estar claro para o aluno, para que compreenda que ele precisa ler selecionar e classificar as informações. No próximo post farei um texto com algumas regras de otimização da pesquisa. Saiba mais sobre o assunto no endereço, click em material de apoio, livro de filosofia e em textos de capacitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário