segunda-feira, 13 de junho de 2011

Otimzar a pesquisa

De acordo com informações divulgadas Pelo instituto de pesquisas NetCraft em 2009, a Internet mundial atingiu o incrível número de 230 milhões de sites . Para encontrar a informação que desejamos, dentro do excesso de material contido na rede, precisamos fazer uma profunda pesquisa. Na web os recursos são organizados em diretórios, ou seja, um diretório é uma lista de sites ou páginas separados por categorias.

Uma máquina de busca é um sistema capaz de rastrear a Web para localizar e catalogar novas páginas e sites. O Google (www.google.com.br) é a máquina de busca mais utilizada atualmente, por isso é a mais estudada e conhecida de todas. Ela oferece opções de pesquisa direcionada. Como só imagens, só vídeos, só notícias, etc. Ainda permite localizar qualquer lugar no mundo, bem como hotéis, pontos turísticos, através do ícone mapa.

Para localizar informações em arquivos PDF, DOC e outros. Simplesmente digite “filetype: pdf”, dentro do box de procura, diante do termo de sua pesquisa. EX: informática na educação filetype: pdf. Isso vale para qualquer outro formato.

Para procurar informações dentro de um domínio ou site específico, basta acrescentar o site: “domínio”, às informações digitadas na caixa de pesquisa do Google. Ex: educação infantil site: mec.gov.br. A pesquisa vai trazer resultados do domínio pesquisado.

Para restringir a busca de informações, localizando apenas documentos que contenham uma expressão ou trecho de uma frase específica, basta digitar os termos da procura entre aspas. Ex: "Paulo freire". Outra opção é acrescentar o caracteres “-“ ou “+” Ex: para restringir a pesquisa, quando for procurar por remédio +fitoterápico os resultados serão apenas sobre remédios naturais, ou então quando estiver em busca do significado de uma palavra pode usar o terno “define” ou seja, define: globalização, ou ainda quando você pretende excluir informações pode usar o sinal de menos Fernando Henrique Cardoso –presidente o Google vai trazer textos do autor como sociólogo e não como presidente. Espero que as informações sejam uteis e possa facilitar o trabalho de pesquisa.

Nenhum comentário: