quarta-feira, 29 de junho de 2011

Habilidades necessárias a sociedade do presente.

A revista nova escola de junho traz uma entrevista com Fernando Reimers professor da Universidade de Harvard. Reimers defende que a globalização e as tecnologias exigem das escolas novas competências. Para que uma Educação seja de qualidade ela precisa preparar os alunos para compreender o local onde vivem, ter atitude para atuar nele, tornando-o melhor. A escolar precisa criar meios para que Professores e alunos aprendam a perceber o mundo a sua volta e enxergar o futuro para que possam desenvolver habilidades úteis ao seu tempo. O contato com a realidade nas comunidades em que vivem os tornará agentes de transformação e inovação social. Isso só cera possível com atividades que levem os alunos a usarem o que sabem para resolver problemas reais com ações criativas colaborando uns com os outro, saber trabalhar em equipe é fundamental na realidade social contemporânea. Para Reimers a educação global é aquela que prepara crianças e jovens para viver e trabalhar em um mundo cada vez mais integrado. Por isso as escolas publicar precisam efetivamente preparar os alunos para falar e entender com fluência outros idiomas.
Hoje a internet, a televisão e outros meios de comunicação oferecem aos alunos informações de todo tipo, portanto mais do que nunca os alunos chegam à escola informados e com um conhecimento construído. Com tantas informações disponíveis e ao alcance dos alunos faz pouco sentido os professores passarem a maior parte do tempo transmitindo isso a eles. Portanto cabe ao professor desenvolver habilidades e competência para trabalhar em parceria com os alunos discutindo idéias propondo soluções para resolver problemas sociais. Isso estimula nos alunos a capacidade de julgar e de ter seus próprios pensamentos tornando-se independente e atuante na sociedade. Mas para que isso ocorra muitas mudanças inda precisam ser feitas e uma delas está na educação superior “a universidade deveria gerar conhecimento sobre como melhorar o ensino público. Na prática, porém, elas ignoram a Educação Básica.” Para saber mais leia a entrevista na revista nova escola de junho, que traz ainda muitas idéias interessantes com planos de aulas que podem ser vistos no site;

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