domingo, 13 de setembro de 2009

O mundo Wiki

O termo wiki é utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou para identificar o software colaborativo usado na criação desses, pois permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita de revisar o conteúdo antes de sua publicação.

O Wiki Web permite que os documentos sejam editados coletivamente. Essa tecnologia facilita a criação e alteração de páginas pelos próprios usuários, portanto se você estiver navegando por uma página wiki e encontrar dados defasados ou tiver certeza de que aquilo que está publicado não é correto pode corrigir, ou editar um novo texto. Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos.
O exemplo mais conhecido de wiki é a enciclopédia Wikipédia editada em vários idiomas e muito difundida na web, está sempre entre as dez primeiras páginas buscadas pelo Google, portanto muito utilizada nas pesquisas dos alunos. O fato de esta ser uma construção coletiva não a desqualifica apenas exige atenção do professor na correção dos trabalhos.

O uso dos sistemas wikis na educação ainda é restrito. Para se obter sucesso é preciso muitas vezes, mudar a mentalidade do uso das tecnologias na educação, essa não seria apenas uma fonte de informação, mas um ambiente onde professores e alunos poderiam editar suas produções, ou seja construirem juntos páginas wikis.

Nenhum comentário: