segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes

Projeto desenvolvido por professores cursistas, no curso, Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes
3. Justificativa
O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios. O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.

Considerando que a maioria dos professores de educação física prefere dar ênfase as modalidades específicas como: voleibol, basquetebol, futsal e outros que reforçam o exercício físico, e o fato de muitos alunos não tem a consciência de que o xadrez é um esporte, porém intelectual. Pretende-se com a realização do projeto que os alunos conheçam o esporte, suas regras, e se beneficiem dos aspectos pedagógicos, pois, a partir dele, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação. Proporcionando melhorias no desempenho em todas as disciplinas do currículo.


4. Objetivo (s)
Proporcionar aos alunos da 8º ano da escola Paulo de Assis Ribeiro a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, proporcionando um melhor aprendizado em relação a outras disciplinas.
•    Além do aprendizado do esporte, criar condições para o desenvolvimento, a interação e o sentido de grupo;
•    Criar um momento lúdico e ao mesmo tempo aprender desenvolvendo o raciocínio lógico;
•    Identificar as peças e seus movimentos, valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
•    Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula;
•    Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.

5. Conteúdos

Refletir através do jogo os conceitos de vitória e derrota, bem como a observância de regras.

6. Disciplinas envolvidas
Educação Física

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
1º  momento no dia 28/10/11, será feito uma pesquisa na internet sobre o jogo de xadrez com o objetivo de: Conhecer a história do jogo. Onde e quando surgiu? Quais são as regras? Como se joga, ou seja, o movimento das peças.

2º momento no dia 11/11/11, conversa informal sobre o resultado da pesquisa, revisão das regras do jogo. Depois os alunos formarão as duplas para jogar no tabuleiro, na sala de jogos.

3º momento no dia 18/11/11, os alunos vão jogar online com o computador nos sites  http://www.voujogar.com.br/jogosonline/xadrez-online-versus-computador.html 
http://www.clickjogos.com/jogo/3d-chess.html                                 


8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador conectado a internet, lápis, caneta, caderno, jogo de xadrez completo. 

9. Registro do processo
No blog do professor Roberto http://esportedotim.blogspot.com/


10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação acontecerá durante a realização do projeto, através de observação e participação nas atividades.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
O desenvolvimento do projeto será divulgado no blog http://esportedotim.blogspot.com/


12. Referências Bibliográficas
http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/xadrez.htm
http://www.compuland.com.br/cxp/escolas.htm
http://www8.pr.gov.br/portals/portal/xadrez/x_sobre.php
http://cxpensartdocumentos.blogspot.com/2009/03/projeto-xadrez-na-escola-estadual-maria.html



Um comentário:

Iury Gutterres Portalet disse...

Li o projeto, gostei e vou usar como uma das fontes para elaborar um voltado à realidade da nossa escola em Navegantes SC. Parabéns pela iniciativa!