Estamos vivendo em um mundo em constantes mudanças. Essas foram aceleradas nos últimos anos, principalmente pelos avanços científicos e tecnológicos que, juntamente com as transformações sociais e econômicas, revolucionaram as formas de comunicação e relacionamento com as pessoas, os objetos e com o mundo. As tecnologias sempre fizeram parte do cotidiano e da evolução social do homem. A cada época, o nascimento e a predominância de diferentes e novas tecnologias caracterizam e ao mesmo tempo, transformam a cultura individual e social. Com o poder de transformar sua cultura o homem é transformado por ela ao ter que se adequar à realidade de seu tempo, mudanças que atingem todas as atividades, inclusive as relacionadas à educação.
A sociedade brasileira marcada pela desigualdade social exige ações para que todos façam parte da sociedade do conhecimento, portanto para atender a necessidade de inclusão digital os computadores foram introduzidos nas escolas. Em 1997 nasceu o Proinfo Programa Nacional de Informática na Educação, num primeiro momento objetivando a instalação de laboratórios de computadores para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil. Em 2007 o programa foi reestruturado e passa a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional Proinfo com a missão de integrar e articular a 1-instalação de ambientes tecnológicos nas escolas, 2- disponibilizar conteúdos multimídias e digitais 3- oferecer formação continuada dos professores para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Percebe-se que a principio a preocupação era informatizar, logo, laboratórios de informática nas escolas não eram usados, pois gestores e professores não tinham conhecimento técnico e pedagógico para o uso de tais máquinas. Hoje, não é muito diferente, a formação continuada não chegou há muitas escolas, onde esta já aconteceu o professor não tem tempo para pesquisar preparar aulas, e ambientes de estudos através do computador. Ou vocês acreditam que o professor não usa o Laboratório de informática por comodidade?
A sociedade brasileira marcada pela desigualdade social exige ações para que todos façam parte da sociedade do conhecimento, portanto para atender a necessidade de inclusão digital os computadores foram introduzidos nas escolas. Em 1997 nasceu o Proinfo Programa Nacional de Informática na Educação, num primeiro momento objetivando a instalação de laboratórios de computadores para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil. Em 2007 o programa foi reestruturado e passa a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional Proinfo com a missão de integrar e articular a 1-instalação de ambientes tecnológicos nas escolas, 2- disponibilizar conteúdos multimídias e digitais 3- oferecer formação continuada dos professores para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Percebe-se que a principio a preocupação era informatizar, logo, laboratórios de informática nas escolas não eram usados, pois gestores e professores não tinham conhecimento técnico e pedagógico para o uso de tais máquinas. Hoje, não é muito diferente, a formação continuada não chegou há muitas escolas, onde esta já aconteceu o professor não tem tempo para pesquisar preparar aulas, e ambientes de estudos através do computador. Ou vocês acreditam que o professor não usa o Laboratório de informática por comodidade?
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