terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Formação continuada

O trabalho do professor hoje é diferente (mais difícil) do que no passado, hoje ele precisa saber lidar com os saberes pedagógicos, tecnológicos e com a complexidade social. Paulo Freire alertava para a necessidade de ampliar a visão de mundo. Conhecer o mundo, suas necessidades e transitoriedade são importantes para colaborar na formação de cidadãos atuantes, realizados, capazes de interferir na transformação da sociedade em que vivem.
O professor carece de formação continuada que o prepare para o uso das tecnologias, há uma grande dificuldade em unir o pedagógico ao tecnológico, ou seja, como ensinar o conteúdo curricular usando as tecnologias. Para tanto o professor precisa saber o que cada uma dessas pode fazer para então usá-las de maneira equilibrada, sem priorizar um ou outro conhecimento.
A formação em serviço pode ser eficiente, pois, o professor tem a oportunidade de unir teoria e prática, a melhor maneira de aprender é fazendo. Porém o modo como são lotados os professores no estado de Rondônia (30 ou 32 horas em sala de aula) sobra muito pouco tempo para ser dividido entre formação, preparação de aulas, correção de provas, diários e participação ativa nos projetos da escola. Penso que os professores inscritos nos cursos de formação continuada do PROINFO (que são ótimos) deveriam ter mais tempo para se dedicarem a formação e a realização dos projetos propostos por essas.
Quanto a minha formação aprendi muito desde que fui lotada no LIE, não apenas no tecnológico, cresci pessoalmente e profissionalmente. Ainda assim percebo a necessidade de aprender sempre. A internet é um oceano desconhecido onde todos os dias surgem novas espécies a espera de exploradores. As mudanças tecnológicas são muito rápidas exigindo uma formação contínua.

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