domingo, 26 de abril de 2009

A profissionalização do professor


O que faz este profissional, que depois de estudar três, quatro anos ainda necessita de uma formação continuada? Ao se formar o professor precisa ter desenvolvido duas competências uma, aprender sobre uma determinada disciplina, ou seja, a do curso que escolheu e outra muito mais complexa a de ser educador, essa por sua complexidade não tem manuais, metodologias, dentre as habilidades que compõem esta competência está a de saber, ter domínio do conteúdo que pretende trabalhar, saber dosar a quantidade necessária ao tempo da aula, saber prender a atenção e despertar o interesse dos alunos, saber controlar o tom da voz para que todos ouçam sem que atrapalhe o profissional que está na sala ao lado, saber perceber os sinais de incompreensão dos educandos, saber tomar decisões de improviso em situações imprevistas. O trabalho deste profissional não esta relacionado apenas a coisas, matéria envolve o ser humano com toda sua complexidade, dividido entre razão e emoção, um ser que cresce, evolui, daí há necessidade de estar continuamente aprendendo. Saiba mais.

domingo, 19 de abril de 2009

Educãção


A palavra Educação geralmente nos remete à escola, porém educação é o processo de aprender continuamente, de crescer, evoluir, é a arte de conhecer-se, de fazer escolhas conscientes, de viver a vida com autonomia, de realizar-se. A educação é eficaz ao longo da vida quando nos ajuda a enfrentar nossas limitações, reconhecer nossos fracassos, superar as frustrações e nos fortalece na busca de caminhos de realização. Aprendemos observando o mundo que nos rodeia, com as experiências dos outros, quando nos predispomos a crescer, evoluir, quando não estamos preocupados unicamente com o ter, mas queremos ser pessoas mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas. Com o passar dos anos aprendemos a nos conhecer, e então vemos com clareza o que aprendemos e no que nos tornamos nossos pontos fracos e fortes. Nas palavras de Moran “Ao chegar a maturidade, então, ... Pode ser uma etapa muito rica – com os compromissos sociais, profissionais e familiares mais consolidados - se enfrentamos nosso eu mais profundo, repensamos algumas decisões, buscamos novos desafios, sermos pessoas mais livres e realizadas, mesmo num contexto de um progressivo declínio físico". Leia o texto na íntegra.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Aprender ao longo da vida


Em aprendizagem continuada ao longo da vida a exemplo da terceira idade, Valente discute os sentidos de ensinar e aprender. Estar produtivamente ativo exige constante aprimoramento como forma de manter-se no mercado de trabalho e para atender os novos desafios da profissão surge à formação continuada. Porém a idéia do autor é discutir a aprendizagem contínua ao logo e para a vida. O texto fala da predisposição que as crianças têm para aprender. (Desde que nascem vêem o mundo com uma série de desafios a serem superados, com isso criam-se oportunidades para a construção do conhecimento). Como essa predisposição desaparece no período escolar e reaparece quando surge a necessidade de tornar-se um profissional competente e na terceira idade. Para explicar como a aprendizagem acontece Valente faz um levantamento das teorias sociointeracionistas ressaltando a necessidade de ambientes de aprendizagem adequados as exigências da realidade social. Nas palavras do autor. “Aprendemos e ensinamos porque temos que resolver problemas e interagir com pessoas e objetos de nosso dia – a – dia. Além disso, essa experiência de aprender e ensinar é prazerosa e não nos damos conta de que estamos aprendendo ou ensinando.” Leia o texto na integra.

sábado, 4 de abril de 2009

Unidade de estudo sobre a internet.


A internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados, sejam textos, imagens ou multimídia. Para fazer parte da sociedade tecnológica ou do conhecimento é necessário estar sempre aprendendo, estar conectado, ter autonomia na busca e seleção de informações, na transformação dessas em conhecimentos úteis para a vida, nessa que também é uma sociedade competitiva e desigual.
A internet oferece inúmeros serviços. São milhões de páginas publicadas sobre os mais variados temas, organizados em websites. O MEC tem vários espaços onde disponibiliza informações sobre as TICs em programas de formação continuada, entre outros o Mídias na Educação. As possibilidades de estar informado são muitas, através dos jornais on-line, esse serviço oferece um jornalismo diferente onde cada leitor recebe apenas as notícias de seu interesse. Tantas facilidades fez com que alguns acreditassem na falência dos jornais impressos, isso não aconteceu, sentar-se em um banco para ler o jornal, tem algo mais do que manter-se informado.
Uma característica do texto em formato digital é o hipertexto uma forma não linear de apresentar as informações textuais. Conceitos do texto são destacados através de links, com a função de interconectar os diversos conjuntos de informação. Depois de buscar e selecionar as informações o aluno deve ter habilidade para representar e organizar o conhecimento através do mapa conceitual.
Para criar um documento hipertexto o professor deve ler vários textos que possam complementar o assunto, bem como servir de links em seu documento. O professor José Manuel Moran tem um site com vários textos sobre Educação humanista inovadora, que nos leva a refletir sobre o humano diante do tecnológico.

sexta-feira, 3 de abril de 2009