sábado, 4 de abril de 2009

Unidade de estudo sobre a internet.


A internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados, sejam textos, imagens ou multimídia. Para fazer parte da sociedade tecnológica ou do conhecimento é necessário estar sempre aprendendo, estar conectado, ter autonomia na busca e seleção de informações, na transformação dessas em conhecimentos úteis para a vida, nessa que também é uma sociedade competitiva e desigual.
A internet oferece inúmeros serviços. São milhões de páginas publicadas sobre os mais variados temas, organizados em websites. O MEC tem vários espaços onde disponibiliza informações sobre as TICs em programas de formação continuada, entre outros o Mídias na Educação. As possibilidades de estar informado são muitas, através dos jornais on-line, esse serviço oferece um jornalismo diferente onde cada leitor recebe apenas as notícias de seu interesse. Tantas facilidades fez com que alguns acreditassem na falência dos jornais impressos, isso não aconteceu, sentar-se em um banco para ler o jornal, tem algo mais do que manter-se informado.
Uma característica do texto em formato digital é o hipertexto uma forma não linear de apresentar as informações textuais. Conceitos do texto são destacados através de links, com a função de interconectar os diversos conjuntos de informação. Depois de buscar e selecionar as informações o aluno deve ter habilidade para representar e organizar o conhecimento através do mapa conceitual.
Para criar um documento hipertexto o professor deve ler vários textos que possam complementar o assunto, bem como servir de links em seu documento. O professor José Manuel Moran tem um site com vários textos sobre Educação humanista inovadora, que nos leva a refletir sobre o humano diante do tecnológico.

Nenhum comentário: