sexta-feira, 10 de abril de 2009

Aprender ao longo da vida


Em aprendizagem continuada ao longo da vida a exemplo da terceira idade, Valente discute os sentidos de ensinar e aprender. Estar produtivamente ativo exige constante aprimoramento como forma de manter-se no mercado de trabalho e para atender os novos desafios da profissão surge à formação continuada. Porém a idéia do autor é discutir a aprendizagem contínua ao logo e para a vida. O texto fala da predisposição que as crianças têm para aprender. (Desde que nascem vêem o mundo com uma série de desafios a serem superados, com isso criam-se oportunidades para a construção do conhecimento). Como essa predisposição desaparece no período escolar e reaparece quando surge a necessidade de tornar-se um profissional competente e na terceira idade. Para explicar como a aprendizagem acontece Valente faz um levantamento das teorias sociointeracionistas ressaltando a necessidade de ambientes de aprendizagem adequados as exigências da realidade social. Nas palavras do autor. “Aprendemos e ensinamos porque temos que resolver problemas e interagir com pessoas e objetos de nosso dia – a – dia. Além disso, essa experiência de aprender e ensinar é prazerosa e não nos damos conta de que estamos aprendendo ou ensinando.” Leia o texto na integra.

Nenhum comentário: