domingo, 21 de setembro de 2008

Recursos didáticos

Recursos didáticos é qualquer recurso ou tecnologia utilizado no contexto de um procedimento de ensino visando estimular o aluno e objetivando aprimorar o processo ensino aprendizagem. Ou seja, são tecnologias usadas pelo professor para explicitar um determinado conteúdo facilitando a compreensão do aluno.
O conhecimento não se dá apenas através do texto escrito ou da fala, aprende-se através do cheiro, do tato, do gosto, os sentidos são portas de entrada do conhecimento. É importante aprender ler o texto, as imagens, o som, as cores, conhecer o cheiro, o gosto, assim a perda de um dos sentidos não priva do conhecimento. Desde sempre o recurso mais utilizado para ensinar tem sido a fala (era esse o recurso usado por Sócrates e seus discípulos) e posteriormente o texto escrito, portanto pertencemos a uma geração que se alfabetizou através do texto escrito e, talvez venha daí, a dificuldade de compreender as imagens, os sons, o cheiro, o gosto, os movimentos, e de ensinar através deles.
O mundo das crianças é cheio de cores, imagens, sons, é neste ambiente que adquirem seus primeiros conhecimentos. O raciocínio dos alunos que vivem neste mundo, não é linear. Envolve o seu lado afetivo, emocional e o seu lado cognitivo, racional, lógico. A função dos recursos didáticos é fazer da escola um ambiente tão atrativo, criativo, interessante e alegre quanto ao que elas estão acostumadas fora da escola. É fundamental que o professor conheça os recursos disponíveis no ambiente em que vive e vivem seus alunos, bem como a maneira de utilizá-los inovando sua prática.
As escolas públicas disponibilizam vários recursos, entre eles os audiovisuais que contribuem muito para o processo ensino aprendizagem, porém, cabe ao bom senso e ao discernimento do professor, avaliar quando e como, estes recursos podem estimular a criatividade dos alunos e melhorar a prática pedagógica.


Referências:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod82139/etapa2/leituras/biblioteca/educacao_ambiental.htm
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod82139/etapa2/leituras/biblioteca/recursos_didaticos.htm
http://www.inclusao.com.br/projeto_textos_41.htm

Nenhum comentário: