quinta-feira, 12 de agosto de 2010

REFLEXÕES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

Há tempos venho pensando sobre a formação continuada, sua necessidade e metodologia empregada em alguns cursos. Estou pensando em fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre a formação continuada, para o uso das novas tecnologias (TIC) na educação. É importante que os professores não se limitem ao mero manuseio dos equipamentos, estes terão que saber as habilidades do século XXI, para então, preparar crianças e jovens para a realidade social deste século.
Saber usar as novas tecnologias tornou-se útil e necessário para ingressar no mercado de trabalho, que procura profissionais criativos, com iniciativa, fluência tecnológica e capaz de interagir com várias áreas do conhecimento, bem como estar aberto ao novo, ter disposição para estar sempre aprendendo e responsabilidade social. Preparar jovens com este perfil, é o desafio da educação.
Em As múltiplas formas de aprender, Moran fala da convergência e integração dos equipamentos, e como estes, modificam profundamente a vida cotidiana das pessoas, que já realizam muitas tarefas sem sair de casa. Essa mesma tecnologia provoca mudanças na educação que passa a exigir professores com um novo perfil. “O novo profissional da educação integrará melhor as tecnologias com a afetividade, o humanismo e a ética. Será um profissional menos falante, menos informador e mais gestor de atividades de pesquisa, experimentação e projetos.” Dentre as novas competências deste profissional deverá estar a habilidade de fazer com que crianças e jovens usem a tecnologia com criticidade, sem se encantar apenas com os múltiplos atrativos dos áudios visuais ou pelas possibilidades de interação emocional. Mas que cresçam na organização do conhecimento e contextualização da informação, mantendo o equilíbrio entre o contato físico e o virtual. O professor Moran é um estudioso do assunto, ele disponibiliza suas idéias neste endereço.
Os computadores e a internet estão presentes em todos os setores da sociedade, fazendo-se cada vez mais presentes na educação. Porém a maioria das escolas e dos professores ainda está aprendendo sobre como utiliza-las adequadamente, como fazer das tecnologias meios de aprender, como unir o tecnológico ao pedagógico. As incertezas vindas do desconhecido provocam reações diversas, para uns a tecnologia é a salvação para todos os problemas da educação, para outros é algo tenebroso. No texto Por quê o computador na educação? O professor José Armando Valente, escreve sobre as visões cética e otimista do uso pedagógico deste recurso. A escola deve dispor de todos os recursos existentes na sociedade, pois cada cidadão deve saber usar os recursos de seu tempo. O não uso, pode causar atraso na aprendizagem de alunos que precisam estar preparados para as exigências de uma sociedade globalizada, na qual “as mudanças do sistema de produção e dos serviços, as mudanças tecnológicas e sociais exigem um sujeito que saiba pensar, que seja crítico e que seja capaz de se adaptar às mudanças da sociedade”. A formação destes cidadãos passa pelas mãos de professores envolvidos com a aprendizagem profunda do aluno, um colaborador e orientador na construção do conhecimento.