De acordo com teorias sócio - interacionistas o conhecimento é construído na interação sujeito objeto, um processo lento, gradativo que acontece com e ao longo da vida, nas palavras de Moran “O desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização.” sendo assim diremos que a formação é contínua. Ser cidadão de seu tempo é estar incluso na sociedade competitiva, desigual e em constantes transformações que hora se apresenta, para tanto aprender é um desafio constante, nesta que é tida como a era da informação e do conhecimento.
Os avanços tecnológicos ocorridos nas ultimas décadas causam transformações sociais, econômicas e políticas, mudou as formas de comunicação e interação entre pessoas, encurtaram-se as distancias, os acontecimentos são transmitidos simultaneamente para todo o mundo. Para atender as necessidades desta nova realidade social a educação vem se apropriando das TICs Tecnologias da Informação e Comunicação no fazer pedagógico, essas são usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, o rádio, a televisão, o vídeo, o computador e a internet são acrescentados ao material impresso e passam a fazer parte da rotina escolar. Para que essas sejam usados de forma adequada contribuindo para a construção do conhecimento pelo aluno, foram abertos cursos de formação continuada em mídias e tecnologias, para capacitar professores no uso do computador, da internet, da TV e vídeo, do material impresso e linguagem radiofônica. Nessa nova realidade da educação o professor deixa de ser o detentor da informação, já que esta é captada por meios de comunicação, e passa a ser mediador, orientador do aluno na busca, organização e classificação, pois hoje há muita informação, mas isso não significa necessariamente saber mais, essas precisam ser transformadas em conhecimento, ou seja, em maneiras de solucionar os problemas do dia a dia. Esse é o desafio do professor hoje que precisa ser um pesquisador junto com os alunos um articulador de aprendizagens significativas. Para tanto ele precisa conhecer as potencialidades das tecnologias e saber como aplicá-las, para Valente é irreal esperar ser um especialista em mídias para depois tirar proveito delas na prática pedagógica, segundo ele o ideal é que o conhecimento técnico e pedagógico aconteça de forma simultânea, essa também é a proposta dos cursos da SEED em mídias e tecnologias. O computador foi introduzido na escola numa abordagem construcionista, ou seja, como recurso pedagógico para ser usado por professores e alunos que adquirem o conhecimento técnico enquanto aprendem os conteúdos programáticos.
Os avanços tecnológicos ocorridos nas ultimas décadas causam transformações sociais, econômicas e políticas, mudou as formas de comunicação e interação entre pessoas, encurtaram-se as distancias, os acontecimentos são transmitidos simultaneamente para todo o mundo. Para atender as necessidades desta nova realidade social a educação vem se apropriando das TICs Tecnologias da Informação e Comunicação no fazer pedagógico, essas são usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, o rádio, a televisão, o vídeo, o computador e a internet são acrescentados ao material impresso e passam a fazer parte da rotina escolar. Para que essas sejam usados de forma adequada contribuindo para a construção do conhecimento pelo aluno, foram abertos cursos de formação continuada em mídias e tecnologias, para capacitar professores no uso do computador, da internet, da TV e vídeo, do material impresso e linguagem radiofônica. Nessa nova realidade da educação o professor deixa de ser o detentor da informação, já que esta é captada por meios de comunicação, e passa a ser mediador, orientador do aluno na busca, organização e classificação, pois hoje há muita informação, mas isso não significa necessariamente saber mais, essas precisam ser transformadas em conhecimento, ou seja, em maneiras de solucionar os problemas do dia a dia. Esse é o desafio do professor hoje que precisa ser um pesquisador junto com os alunos um articulador de aprendizagens significativas. Para tanto ele precisa conhecer as potencialidades das tecnologias e saber como aplicá-las, para Valente é irreal esperar ser um especialista em mídias para depois tirar proveito delas na prática pedagógica, segundo ele o ideal é que o conhecimento técnico e pedagógico aconteça de forma simultânea, essa também é a proposta dos cursos da SEED em mídias e tecnologias. O computador foi introduzido na escola numa abordagem construcionista, ou seja, como recurso pedagógico para ser usado por professores e alunos que adquirem o conhecimento técnico enquanto aprendem os conteúdos programáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário